segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Preconceito literário: Machado de Assis ou John Green?


50 tons de cinza, A culpa é das estrelas, Crepúsculo, por que tão condenados? Me deparei com um post em um grupo no facebook, Leitores Anônimos, que dizia "Apenas observo essas pessoas que leem 50 tons e John Green e se consideram literárias", sinceramente me surpreende ver algo assim vindo de um leitor. Afinal a pessoa que lê Machado de Assis é mais “literária” do que a que lê John Green?
 O tão famoso “preconceito literário” vem me chamando a atenção, não é a primeira vez que vejo algo do tipo. Pessoas que se consideram melhores por lerem livros que são considerados clássicos, geralmente são os leitores de fachada, afinal um verdadeiro leitor deveria ser livre de ignorância, logo de preconceito.
 É claro que com o tempo e com sua bagagem literária você vai evoluindo, seus gostos vão mudando e consequentemente os livros que você lê, também. Liberdade literária, gente. Não importa se vocês leem pornô ou clássicos, ler é o que importa! ("Livro" vem do verbo livrar, tendo como principal objetivo, livrar-te da ignorância.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário